sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Refletindo sobre projetos na Escola

 Lendo Almeida e Cappelletti ficou claro que a avaliação no contexto de projetos  permite compreender as representações dos alunos e suas implicações na reconstrução do conhecimento:Esse processo desencadeia uma intervenção intencional de estudos, reflexões, re-leituras, gerando nas ações/decisões um movimento de problematização e re-significação na direção de transformações qualitativas. A concepção de avaliação coerente com o trabalho por projetos tem caráter formativo e processual, pois assume que o aluno é um ser ativo e interativo e o conhecimento é algo inacabado em contínuo processo de reconstrução. Nessa perspectiva a relação dialógica entre avaliador e avaliado pressupõe um acompanhamento contínuo dos processos de construção de conhecimento e aprendizagem do aluno em função da regulação e da autorregulação, contribuindo para que os sujeitos se tornem agentes de transformação social.
O trabalho com projeto permite romper com as fronteiras disciplinares, favorecendo o estabelecimento de elos entre as diferentes áreas do conhecimento numa situação contextualizada de aprendizagem. No entanto, muitas vezes é atribuído valor para as práticas interdisciplinares, de tal maneira que a negar qualquer atividade disciplinar. Essa visão é equivocada, pois FAZENDA (1994) enfatiza que a interdisciplinaridae se dá sem que haja perda da identidade das disciplinas.
O conhecimento específico - disciplinar - oferece ao aluno a possibilidade de reconhecer e compreender as particularidades de um determinado conteúdo, e o conhecimento integrado - interdisciplinar - dá-lhe a possibilidade de estabelecer relações significativas entre conhecimentos. Ambos se realimentam e um não existe sem o outro.
Na interdisciplinaridade existe um tipo de interação entre as disciplinas ou áreas de conhecimento. Todavia, essa interação, conforme JAPIASSÚ (1976) explica, pode ocorrer em diferentes níveis de complexidade e, para distinguir esses níveis, foram criados os termos multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Canal do Panama




O canal do Panamá em funcionamento
Antes de conhecer as características do canal do Panamá é preciso esclarecer o que é um canal. Canal corresponde a uma passagem quase sempre construída pelo homem utilizada pela navegação para atravessar uma determinada área continental, os canais mais conhecidos são Canal de Suez, Canal da Mancha e Canal de Beagle.
 

O canal do Panamá encontra-se localizado no istmo do Panamá, que é um país com território situado ao sul da América Central, esse canal tem como objetivo unir o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico, tem uma extensão de 82 km. O canal tem uma grande importância no fluxo marítimo internacional, que hoje corresponde a 4% do comércio mundial, por ano passam pelo canal cerca de 13 mil navios. As principais trajetórias saem do litoral leste norte-americano com destino, principalmente, à costa oeste da América do Sul, há também fluxo de origem europeia para a costa oeste dos EUA e do Canadá.
 

terça-feira, 2 de agosto de 2011

CONTINENTE ASIÁTICO







Mapa político da Ásia.
A Ásia está localizada a leste do meridiano de Greenwich, ou seja, no Hemisfério Oriental. De todos os continentes existentes, a Ásia é o maior, sua área é de 44 milhões de quilômetros quadrados.


Os limites de fronteira que existem no continente asiático são: ao norte, Oceano Glacial Ártico; ao sul, Oceano Índico; a leste, Oceano Pacífico; a oeste, Mar Vermelho, que o separa do continente africano, o Mar Mediterrâneo e os Montes Urais que o separa da Europa.


Além de ser o maior continente do mundo, abriga cinco dos dez países mais populosos do planeta, são eles:
- China (1,3 bilhões habitantes),
- Índia (1,1 bilhão),
- Indonésia (234 milhões),
- Paquistão (169 milhões),
- Bangladesh (150 milhões),
- Japão (127 milhões).
O produto da soma de todos os paises citados representa, aproximadamente, 60% do total da população do planeta.


Em razão de sua extensão territorial, o continente abrange diversas características naturais, econômicas e culturais.
Para facilitar as análises de todos os temas foi feita a regionalização do continente, a partir desse processo o continente asiático ficou dividido em Ásia boreal (onde se encontra a parte asiática da Rússia), Ásia Central (onde está o Casaquistão, o Usbequistão, o Turcomenistão, o Quirquistão e o Tajiquistão), Oriente Médio (abriga, em grande maioria, países árabes e mulçumanos), Ásia austral (abrange a Índia e o sudeste asiático) e Extremo Oriente (composto por China, Mongólia, Taiwan, Coreia do Norte, Coreia do Sul e Japão).

PAÍSES DO CONTINENTE ASIÁTICO 

  1. Afeganistão 
  2. (afegani, pul)
  3. Arábia Saudita (rial saudita, halalah)
  4. Armênia (dram, luma)
  5. Azerbaijão (manat, gopik)
  6. Bangladeche (taca, poisha)
  7. Butão (ngultrum, ?)
  8. Camboja (riel novo, ?)
  9. Catar (rial catariano, dirrã)
  10. Cazaquistão (tenge, tiyin)
  11. China (iuan, fen)
  12. Coreia do Norte (won norte-coreano)
  13. Coreia do Sul (won sul-coreano)
  14. Emirados Árabes Unidos (dirrã, fil)
  15. Geórgia (lari, tetri)
  16. Iêmen (rial iêmenita, bogache)
  17. Índia (rupia indiana, paisa)
  18. Irã (rial iraniano, dinar)
  19. Iraque (dinar iraquiano, fil)
  1. Israel (shekel novo, agorot)
  2. Jordânia (dinar jordaniano, fil)
  3. Kuwait (dinar kuweitiano, fil)
  4. Laos (kip novo, at)
  5. Líbano (libra libanesa, piastra)
  6. Malásia (ringgit malaio, sen)
  7. Mongólia (tugrik, mongo)
  8. Mianmar (quiate, ?)
  9. Nepal (rupia nepalesa, paisa)
  10. Omã (rial omani, baisa)
  11. Paquistão (rupia paquistanesa, paisa)
  12. Quirguistão (som, tyiyn)
  13. Síria (libra síria, piastra)
  14. Tailândia (baht, ?)
  15. Tajiquistão (rublo tadjique, tanga)
  16. Turcomenistão (manat, qepiq)
  17. Uzbequistão (sum, tenga)
  18. Vietnã (dongue novo, ?)
  1. Barein (dinar barenita, fil)
  2. Brunei (dólar bruneiano, cent)
  3. Cingapura (dólar cingaporeano)
  4. Filipinas (peso filipino, ?)
  5. Ilhas Maldivas (rupia maldívia, paisa)
  6. Indonésia (rupia indonésia, sen)
  7. Japão (iene, ?)
  8. Sri Lanka (rupia cingalesa, sen)
  9. Timor Leste (dólar timorense)
Escolha com o seu “rato” os países da Ásia na lista acima ou
passe o cursor sobre uma das cruzes no mapa abaixo e “viaje” através desse continente...
Índia China Mongólia Japão Coréia do Norte Coréia do Sul Iêmen Arábia Saudita Omã Emirados Árabes Unidos Catar Barein Kuweit Iraque Jordânia Israel Líbano Síria Irã Paquistão Afeganistão Turcomenistão Usbequistão Cazaquistão Quirguistão Tajiquistão Turquia (Europa) Geórgia Armênia Azerbaijão Nepal Federação Russa (Europa) Butão Bangladeche Mianmar Vietnã Tailândia Cambodja Laos Sri Lanka Malásia Malásia Cingapura Brunei Indonésia Filipinas Taiwan Hong Kong Macao Timor Leste

AMÉRICA CENTRAL

 A América Central é um istmo que une a América do Sul e a América do Norte. Com aproximadamente 742.266 km² alguns mapas a representam como parte integrante da América do Norte, não a considerando um continente ou subcontinente (partindo do pressuposto de que a América – Norte, Sul e Central – é apenas um continente).
Como um subcontinente americano, a América Central limita-se a oeste com o Oceano Pacífico, a leste com o Oceano Atlântico, a Norte com a América do Norte na fronteira da Guatemala com o México, e a Sul com a América do Sul na fronteira do Panamá com a Colômbia.
O argumento de quem considera a América Central como um continente separado da América do Norte é o fato dela estar situada em uma placa tectônica diferente da placa norte-americana, a placa caribeana.
Mapa da América Central e seus países.
Mapa da América Central e seus países.
Economicamente a América Central não se destaca muito, tendo a agricultura como base de sua economia. Outras atividades incluem a extração de madeiras de lei e a caça.
No território onde hoje é a Guatemala surgiu a civilização Maia que por volta do ano 200 d.C. já haviam desenvolvido a escrita hieroglífica, um calendário e uma astronomia altamente sofisticados, além da construção de pirâmides. A civilização Maia em seu apogeu chegou a alcançar dois milhões de habitantes tendo sido muito importante na formação cultural dos países da América Central.
Em 1824 foi constituído os “Estados Unidos da América Central” ou “Províncias Unidas del Centro América” com a Cidade da Guatemala como Capital. Entretanto, a união entre Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua e Costa Rica se desfez em 1840 por conta das inúmeras dificuldades financeiras e administrativas encontradas pelo bloco. Algumas tentativas posteriores foram feitas na tentativa de se reunir os países da América Central, mas todas falharam.

Países da América Central

Sendo assim, a América Central hoje se constitui de 7 países e inúmeras ilhas, algumas das quais pertencentes a países de outros continentes. Os países são: Guatemala, Belize, Honduras, El Salvador, Nicarágua, Costa Rica e Panamá. Neste último encontra-se o Canal do Panamá, um extenso canal artificial de 82 km construído a partir de 1880.
O Caribe (região insular da América Central) é composto por 13 países independentes e mais 11 territórios: Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Cuba, Dominica, Granada, Haiti, Jamaica, República Dominicana, Santa Lúcia, São Cristóvão e Névis, São Vicente e Granadinas, Trinidad e Tobago (países), Anguila, Antilhas Holandesas, Aruba, Guadalupe, Ilhas Caimã, Ilhas Turks e Caicos, Ilhas Virgens Americanas, Ilhas Virgens Britânicas, Martinica, Monte Serra e Porto Rico (territórios).
O clima na região da América Central é tropical quente com estação úmida no verão e seca no inverno sendo comuns tempestades tropicais atingirem a região. A vegetação compreende densas florestas que já foram desmatadas em quase 50% devido à exploração da madeira de Lei.

A América Central ou Mesoamérica é um istmo que faz a ligação entre a América do Sul e a América do Norte. Nesta parte, abriga sete países e possui uma área com cerca de 540.000 km².
Também faz parte da América Central a região do Caribe, ou das Caraíbas ou das Antilhas, situada no mar que recebe os mesmos nomes, e compreende 13 países independentes, além de diversos territórios subordinados a outras nações.
Clique nos países do mapa abaixo para saber mais detalhes sobre cada nação e veja também informações sobre o relevo, clima, vegetação e população da América Central.
Mapa dos países da América Central

REGIÃO SUDESTE


           
Território/ km2:
927.286,2

4 Estados:
Espirito Santo - Minas Gerais
Rio de Janeiro - São Paulo
Influências Culturais
Indígena, Portuguesa, Inglesa, Francesa, Holandesa, Orientais, Migração das Regiões Norte e Nordeste






A região Sudeste é a mais desenvolvida do Brasil. Trabalho, beleza, ação, conhecimento, arte, poder, sol, praias, grutas, montanhas, problemas sociais, arquitetura do estilo barroco ao ultra moderno, movimento, culinária globalizada; a face urbana do país, que imigrantes portugueses, italianos, espanhóis, árabes, alemães, orientais, entre outros, ajudaram a construir e misturar.

Dessa união de povos, ambições, culturas, cores, ideais, peles, cheiros, sentimentos, necessidades; surge a região com a maior população do país, a maior densidade demográfica, a economia mais desenvolvida e industrializada, concentrando, aqui, mais da metade da produção do país.

Essas características estão concentradas principalmente no estado de São Paulo, e na sua capital de mesmo nome, a maior metrópole da América Latina. Estado agitado, centro de negócios industriais e comerciais, intensa vida cultural e artística, com muitos shopping centers e especialidades culinárias do mundo todo em seus restaurantes.

Também no Sudeste temos o Portal turístico do Brasil, o estado do Rio de Janeiro e sua capital do mesmo nome, conhecida como "cidade maravilhosa", com uma natureza exuberante contrastando com modernos edifícios e favelas. No Rio acontece o carnaval mais famoso do mundo, com seus desfiles de escolas de samba.

As lindas praias de Angra dos Reis, Cabo Frio, Búzios, a cidade histórica de Parati, a cidade imperial de Petrópolis, nas montanhas, e uma excelente estrutura hoteleira está preparada para receber turistas de todo o mundo.

No estado do Espírito Santo, com um cenário natural de rara beleza, temos praias repletas de palmeiras, dunas de areias monazíticas e clima tropical o ano inteiro.

Aqui, imigrantes suíços e holandeses deixaram especialmente suas raízes tanto na cultura como nas características físicas.
Já no estado de Minas Gerais a paisagem é de montanhas, vales e grutas e um conjunto arquitetônico em estilo barroco do séc. XVIII. Rica em recursos minerais, ferro, bauxita, ouro, diamantes, pedras semipreciosas, histórias políticas, romances famosos e misticismo.

O artesanato é diversificado com grande quantidade de peças em pedra sabão e ferro.
A culinária, bem regional, é conhecida pela fartura de carnes. São lingüiças, lombo, costelinhas e torresmo de porco, frango, acompanhado com feijão tropeiro, couve e farofa. O queijo Minas está sempre presente, seja no famoso pão de queijo, consumido a toda hora com café ou acompanhando as deliciosas compotas de frutas naturais.